Prefeitura através da SEMPRA: intensifica os trabalhos na implantação das Unidades demonstrativas dos cultivos de Mandioca e Capineira em parceria com o SEBRAE-AM.
Esse trabalho está sendo realizado em Parceria: Prefeitura de Manaquiri/SEMPRA, SEBRAE e Produtores Rurais das Comunidades/Localidades Beneficiárias/envolvidas.
O objetivo é que essa metodologia sirva de modelo prático para futuros projetos de Mandioca e também de Capineira; mostrando que é possível obter alto rendimento em produtividade utilizando tecnologias disponíveis.
Nessas Unidades estão sendo usadas as tecnologias já devidamente comprovadas pelos órgãos de pesquisa tais como a EMBRAPA. Iniciamos com a Limpeza de Área, a Mecanização e a Calagem - correção da acidez do solo....agora estamos fazendo o plantio com participação direta dos produtores beneficiados...em seguida será promovido acompanhamento técnico e reuniões técnicas para difusão das tecnologias usadas a todos que tiverem interesse de adquirir conhecimento e promover melhor seus negócios rurais.
O exemplo desse trabalho realizado nas unidades demonstrativas no Município, serve de referência para agricultores interessados em cultivos de mandioca com uso de mecanização agrícola e os pecuaristas na formação de capineiras também em áreas mecanizadas, a fim de suprir a necessidade de boa alimentação aos rebanhos que vem das várzeas no período da enchente.
Tudo isso tem como meta levar nossos produtores e empreendedores rurais adotarem o princípio do alto rendimento em áreas já consolidadas evitando desmatamentos desnecessários; trabalhando áreas degradadas, levando-as ao retorno de alto rendimento no manejo.
A mandioca por exemplo sair do baixo rendimento de 15 toneladas de raiz/ha para no mínimo 36 ton; a Capineira que vai suprir as deficiencias de pastagem que ocorre quando os animais retornam das pastagens de várzeas para o manejo de terra firme.
Na questão dos custos com mão de obra a serem pagas em diárias de trabalho manual; no plantio manual são necessárias aproximadamente 80 horas de trabalho de uma pessoa, considerando trabalho de 8 horas por dia durante 10 dias para plantar uma hectare de mandioca. Com o apoio de um equipamento acoplado ao trator - a plantadeira de mandioca - é possível sulcar, adubar, cortar a maniva e plantar 1 hectare de mandioca durante 4 horas de trabalho envolvendo somente três pessoas, o que representa grande racionalização dos custos. Lembrando que esse equipamento - a plantadeira de mandioca - também planta a capineira com a mesma eficiencia.
Na questão ambiental existe as vantagens em relação ao cultivo manual porque consegue produzir mais em menos áreas, diminuindo impalcto em desmatamentos ilegais; recuperamos áreas degradas ou improdutivas; não uso de fogo por ser área mecanizada e a sustentabilidade em relação ao uso sempre do mesmo local com a promoção da rotação de culturas.
Por: ASCOM/PMM
Texto: Simone Nascimento