Abertura da 17ª Edição da Pesca do Mapará em Manaquiri

No último domingo (16), no Lago do Tilheiro, região do Janaucá, ocorreu a abertura da Pesca do Mapará 2025. O evento foi promovido pela Prefeitura de Manaquiri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADS), em parceria com a Colônia de Pescadores Z51-Manaquiri e a associação de moradores do Tilheiro. Essas entidades unem esforços para fortalecer e regular a atividade pesqueira em Manaquiri.
Estiveram presentes o Prefeito Nelson Nilo, o Vice-Prefeito Luizinho Aguiar, os Vereadores da Câmara Municipal, as Secretarias Municipais de Manaquiri, Prefeitura do Castanho através da Secretaria de Meio Ambiente, Sindipesca, a Polícia Militar, a Defesa Civil do município, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA, IDAM e os Comunitários que estão diretamente relacionados às atividades de Fiscalização, com o objetivo de preservação da espécie, garantia da qualidade no pescado e orientação para garantir uma pescaria segura.
Durante o ano de 2024, mais de 300 toneladas de pescado foram vendidas, totalizando um valor superior a R$ 1 milhão em vendas. Para este ano, são esperados números ainda mais expressivos. O Prefeito Nelson Nilo ressaltou a importância das parcerias com a Câmara de Vereadores, entidades locais e comunidade em geral, no que diz respeito ao ordenamento da pesca local. Essas parcerias contribuem significativamente para a organização da atividade pesqueira e para a geração de renda de mais de 1.000 pescadores que participam anualmente. O evento marca o início da temporada de pesca, após o término do período de defeso, iniciado em 15 de novembro de 2024. Durante o defeso, pescadores registrados recebem o seguro, com intuito de assegurar o sucesso do período reprodutivo das espécies.
ASCOM/PMM
Texto: Rejany Santos
Imagens: Gabriel Pinheiro