Abertura da 17ª Edição da Pesca do Mapará em Manaquiri

Abertura da 17ª Edição da Pesca do Mapará em Manaquiri

 

No último domingo (16), no Lago do Tilheiro, região do Janaucá, ocorreu a abertura da Pesca do Mapará 2025. O evento foi promovido pela Prefeitura de Manaquiri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADS), em parceria com a Colônia de Pescadores Z51-Manaquiri e a associação de moradores do Tilheiro. Essas entidades unem esforços para fortalecer e regular a atividade pesqueira em Manaquiri.

 

Estiveram presentes o Prefeito Nelson Nilo, o Vice-Prefeito Luizinho Aguiar, os Vereadores da Câmara Municipal, as Secretarias Municipais de Manaquiri, Prefeitura do Castanho através da Secretaria de Meio Ambiente, Sindipesca, a Polícia Militar, a Defesa Civil do município, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA, IDAM e os Comunitários que estão diretamente relacionados às atividades de Fiscalização, com o objetivo de preservação da espécie, garantia da qualidade no pescado e orientação para garantir uma pescaria segura.

 

Durante o ano de 2024, mais de 300 toneladas de pescado foram vendidas, totalizando um valor superior a R$ 1 milhão em vendas. Para este ano, são esperados números ainda mais expressivos. O Prefeito Nelson Nilo ressaltou a importância das parcerias com a Câmara de Vereadores, entidades locais e comunidade em geral, no que diz respeito ao ordenamento da pesca local. Essas parcerias contribuem significativamente para a organização da atividade pesqueira e para a geração de renda de mais de 1.000 pescadores que participam anualmente. O evento marca o início da temporada de pesca, após o término do período de defeso, iniciado em 15 de novembro de 2024. Durante o defeso, pescadores registrados recebem o seguro, com intuito de assegurar o sucesso do período reprodutivo das espécies.

 


ASCOM/PMM

Texto: Rejany Santos

Imagens: Gabriel Pinheiro