Professores participam da Conclusão dos Cursos de Educação Especial do Projeto Arumã”

A Prefeitura Municipal de Manaquiri e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realiza hoje a conclusão dos cursos de educação especial na perspectiva da educação inclusiva do Projeto Arumã.
Idealizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), trouxe para os professores e corpo técnico das escolas da rede municipal de ensino o estudo e o desenvolvimento de temáticas sobre a educação especial.
O projeto, destinado aos professores de Manaquiri, contou com
cinco módulos, sendo eles:
Análise Integral da Inclusão;
Educação Especial no Âmbito Escolar;
Orientação e Mobilidade,Braille, Sorobã,Softwares Inclusivos;
Introdução à Libras - Língua Brasileira de Sinais;
Tecnologia Assistiva:Recursos e estratégias para o ensino do estudante da Educação Especial.
Essas temáticas foram abordadas pelos professores em reuniões presenciais e online, iniciadas em 10 de maio e concluídas em 6 de julho.
A coordenadora de Educação Especial da SEMEDE, Mayane Cunha, expressa a importância de se ter cursos voltados à área da educação especial e como essas iniciativas contribuem para que os professores “tenham mais habilidades no contato e ao receber alunos com deficiência nas escolas”, enfatiza.
Vale lembrar também que já houve outras duas turmas participantes dos cursos ofertados pelo Projeto Arumã. De acordo com a coordenadora Mayane Cunha, é notório o desenvolvimento e as melhorias dos professores que participaram. Mayane ressalta ainda que o curso vai além das iniciativas voltadas à educação especial, servindo até mesmo como incentivo, visto que “a maioria dos professores que vêm ministrar as aulas pelo IFAM são públicos da educação especial.” Ela conclui que, como os exemplos são bons e esclarecedores para mostrar o potencial dos alunos, “uma pessoa com deficiência pode chegar muito além.”
Com o encerramento de mais uma turma, a SEMEDE reafirma a importância de investir na formação continuada dos professores, especialmente na área da educação especial, contribuindo para uma educação mais acessível e acolhedora para todos os alunos.