Manaquiri participa do X Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Manaquiri participa do X Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

 

 
Gestão municipal compartilha projetos inovadores em Manaus com foco na regionalização, nos desafios climáticos e no fortalecimento do SUS.
 
Manaquiri marcou presença no X Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que está sendo realizado nos dias 6 a 8 de setembro, em Manaus (AM). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Cosems-AM, reuniu gestores, profissionais e pesquisadores de todo o país para debater a regionalização, a gestão municipal e os impactos das mudanças climáticas no acesso à saúde.
Com o tema central “Do Norte ao Nordeste: regionalização e a gestão municipal diante dos desafios climáticos e de acesso à saúde”, o congresso dialoga com agendas globais como a COP 30, trazendo à tona os impactos da crise climática e a necessidade de soluções inovadoras para fortalecer o SUS em regiões de grande diversidade territorial.
 
Experiências de Manaquiri em destaque! Durante a tradicional Mostra “Aqui Tem SUS”, Manaquiri apresentou cinco experiências que refletem o compromisso do município em promover saúde com equidade e inovação:
• Ponte Virtual: a teleconsulta como estratégia de cuidado nas comunidades ribeirinhas;
• O benefício da fisioterapia no atendimento domiciliar pós-AVC;
• SUS promovendo cidadania: propostas para redução do sub-registro civil em Manaquiri;
• Salvar vidas nas águas: capacitação e melhoria do atendimento de emergência aos ribeirinhos;
• Parteira no pré-natal: integração entre cuidado tradicional e científico no acompanhamento gestacional.
 
Para a secretária municipal de Saúde de Manaquiri, Rosijane Duarte, a participação reafirma o compromisso da gestão com a inovação e o fortalecimento do SUS:
“Manaquiri tem mostrado que, mesmo diante de tantos desafios, é possível inovar e cuidar da saúde do nosso povo. Estamos aqui para somar, trocar experiências e mostrar que o SUS também pulsa forte no interior do Amazonas.”